Como construir listas de email de sucesso

Como construir listas de email de sucesso

Para estabelecer uma melhor forma de relacionamento com os clientes, o mailing é considerado uma das formas da empresa obter sucesso nas suas estratégias digitais.

Usando correctamente as suas informações, é possível aumentar as hipóteses de venda, produzir um conteúdo mais elaborado e consolidar ainda mais o contacto com os utilizadores.

Principalmente para aqueles que têm um negócio online, as listas de email marketing são uma importante ferramenta e pode ser usado para diversas finalidades: campanhas para o lançamento de novos produtos, pesquisas de satisfação, solicitação de feedback para alguns serviços, entre outras intenções.

Se não está familiarizado com esta ferramenta ou deseja expandir o seu conhecimento sobre ela, entre em contacto e poderemos dar-lhe algumas dicas de como construir uma lista de email marketing de sucesso!

 

Obter o email

Obter o email de um utilizador que teve contacto com o seu negócio pela primeira vez é o primeiro passo para a construção de um relacionamento e uma das primeiras informações que serão colocadas no mailing. É certo que as pessoas fazem um grande uso de redes sociais, no entanto, o e-mail tem uma importância ainda maior, sabe porquê?

Com o email, pode localizar o utilizador em qualquer rede social que ele estiver presente. Sem contar que pode realizar estratégias de e-mail marketing que facilitam a forma de personalizar e monitorizar o seu conteúdo. Ou seja, é necessário levar em consideração que as redes sociais são úteis porque conseguem captar utilizadores mesmo que não estejam necessariamente atrás da informação, enquanto o email pode ser um meio de comunicação usado para toda a vida.

 

Nunca compre listas de email

Uma das formas erradas de criar uma base de dados de contactos é comprar uma lista de email, geralmente vendido em certos sites na internet. Isso porque, ao utilizar o email como meio de comunicação, é necessário respeitar o utilizador que receberá seu conteúdo. Investir na comunicação e direccionar o marketing a pessoas que não permitiram o contacto faz com que os utilizadores marquem o seu email como spam.

Por mais que a sua empresa procure atingir um grande número de pessoas, essa não é forma mais adequada e segura de conquistar futuros leads, e pode acabar por causar o efeito reverso.

 

A validação e actualização de dados

Uma das tarefas que mais precisa de ser feita e conferida no mailing é a actualização de dados. Ela serve para que as informações ali presentes sejam válidas e não cometa erros ao investir em pessoas e informações erradas.

É preciso ter cuidado, pois mudanças acontecem, e alguém que antes era considerado um lead qualificado, pode ter deixado de o ser.

Para isso, é interessante que o profissional responsável pela administração do mailing trabalhe com métricas e defina uma frequência para verificar e actualizar essas informações.

 

A frequência de envios

É preciso saber a hora oportuna para o envio e a quantidade de vezes que vai distribuir algum conteúdo. Isso porque, convenhamos, se mandar emails diariamente, as hipóteses do cliente se desinteressar são muito grandes.

Para definir a frequência e horário ideal para disparar os emails, pode procurar pesquisas na internet sobre qual é a data e horário com as maiores taxas de abertura. Ou então, pode fazer testes A/B, em que testa a maior taxa de abertura mandando e-mails em datas e horários diferentes, para leads diferentes.

 

A presença do botão opt-out ou "remover"

Existem termos muito peculiares em marketing digital e esse é um dos que vai encontrar em email marketing. Opt-out é quando o cliente não está mais interessado na sua empresa e quer encerrar esse contacto. Por outras palavras, é quando pede para ser removido da sua lista de contactos.

É importante que exista uma opção, em cada email enviado, dessa possibilidade, para mostrar que sua empresa é madura o suficiente para respeitar o tempo de utilidade que ela exerce na vida das pessoas.

Dessa forma, os clientes criam mais afinidade e passam até mesmo a valorizar mais seus conteúdos.

 

Caso queira saber mais sobre como ter as suas campanhas, consulte email marketing